Sabe quando você está com vontade de dar uma mudada na sua cozinha ou banheiro, mas bate aquela preguiça só de pensar na bagunça que vai ficar na hora de colocar o novo revestimento?

Pois é, você não está só! A maioria das pessoas já passou por isso, o desejo de deixar os ambientes mais bonitos e por outro lado à falta de vontade de reformar. Principalmente para quem mora em apartamento e sabe que além do incomodo pessoal, as reformas incomodam também os vizinhos.

É por este motivo que novas soluções de revestimentos e acabamentos estão sendo desenvolvidos para facilitar a instalação, evitando quebradeiras, evitando desperdício de materiais e ainda a sujeira gerada pela troca de revestimentos.

As pastilhas adesivas fazem parte dessa nova gama de produtos que veio para facilitar a vida das pessoas, pois dispensa mão de obra especializada na colocação já que é rápida e fácil de instalar e ainda tem todos esses atributos descritos acima: dispensam quebradeiras, evitam o desperdício e não sujam a sua casa, ou o seu apartamento.

Podem ser aplicadas em áreas molhadas e úmidas, aliás, foram feitas exatamente para isso, para aplicação em cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias e até em piscinas.

Do que são feitas as pastilhas adesivas?

As pastilhas adesivas são feitas de uma resina chamada poliuretano e um adesivo, uma cola, de alta resistência, elas têm durabilidade de 5 anos em áreas úmidas e secas e de 2 anos em áreas molhadas: interior do box de banho, nas bordas de piscinas e banheiras, etc.

Elas também possuem proteção ultravioleta que evita que as pastilhas manchem devido à ação do sol.

As pastilhas adesivas resinadas vêm em placas geralmente de 30 cm x 30 cm, envoltas em dois plásticos, um atrás onde fica o adesivo e o da frente que serve para transferir as pastilhas para o local desejado, um plástico de transferência. Existem também pastilhas em placas menores, para um acabamento de faixa na parede, mas nada impede que você corte a placa maior para criar suas próprias faixas de pastilhas.

Onde posso aplicar as pastilhas adesivas?

Outra dúvida muito comum sobre as pastilhas adesivas são os locais de aplicação permitidos, você pode aplicar as pastilhas adesivas resinadas em superfícies lisas que podem ser: cerâmicas, porcelanatos, MDF e outros compostos de madeira, sobre metais, vidro, ou ainda sobre a parede pintada com tinta epóxi, acrílica ou latéx.

Como aplicar as pastilhas adesivas?

A aplicação é muito fácil, como disse não precisa contratar nenhum especialista para colocar as pastilhas adesivas, elas já vêm com um plástico de transferência na frente, basta tirar o plástico da parte de trás da placa, deixar o material adesivo exposto e colar na parede, pressionando as pastilhas com a ajuda do plástico da frente.

Outra dica é que a superfície de aplicação das pastilhas deve estar limpa e seca, antes da aplicação.

Use uma régua metálica e estilete para cortar as peças de acabamento ou ainda para dividir as placas em tamanhos menores, caso você queira fazer uma pequena faixa de pastilhas.

Após a aplicação, no caso de áreas molhadas como no interior do box do banheiro é preciso esperar 48 horas até a completa fixação das pastilhas, e depois você poderá tomar seu banho normalmente.

As pastilhas adesivas resinadas resistem até a jatos de água de alta pressão, como a Wap. Mas, não será preciso tudo isso para limpar sua pastilha, na verdade a limpeza é muito fácil já que as pastilhas adesivas resinadas não têm rejunte.

Como limpar as pastilhas adesivas?

A limpeza pode ser feita com uma esponja e sabão neutro, usando sempre a parte macia da esponja e depois é só retirar o sabão com água limpa, usando um pano úmido ou jogando água e depois passando um pano seco.

É importante evitar materiais abrasivos, sapólio, bicarbonato de sódio e escovas na limpeza.

Vale a pena comprar pastilhas adesivas?

E como a maioria das coisas na vida essa resposta vai depender do seu objetivo, se você quer trocar o revestimento da parede da cozinha, banheiro, lavabo ou lavanderia sem fazer bagunça, rapidamente e gastando pouco as pastilhas adesivas resinadas são uma boa escolha.

Indicada inclusive para quando você mora em imóveis alugados e quer dar uma mudada durante o tempo em que residir no imóvel.

Agora, se você quer um acabamento definitivo, com alta durabilidade, a melhor opção é investir em pastilhas convencionais resinadas, de vidro, metálicas, ou ainda cerâmicas. Neste caso, o investimento vai ser maior, vai precisar de reforma, mas certamente o acabamento vai ser muito mais satisfatório.

Onde Comprar Pastilhas Adesivas?

Bem, aí está um problema você não vai encontrar as pastilhas adesivas em materiais de construção, é um produto novo que dispensa materiais extras e não é lucrativo para as lojas de construção, por isso você só vai encontrar diretamente com os fornecedores.